O que éh a vida sem um sonho?

07/07/2008

O drama de Amy Winehouse


Única cantora inglesa a ganhar cinco prêmios Grammy, considerado o Oscar da música, Amy Winehouse é unanimidade no mundo do show business em dois aspectos: talento e polêmica. Ao mesmo tempo em que tem seu trabalho bem recebido pela crítica, a jovem de 24 anos não sai das páginas dos jornais e pode ter sua carreira arruinada devido ao envolvimento com o álcool, drogas e cigarro. Recentemente, Amy foi diagnosticada com enfisema pulmonar, doença
provocada e agravada pelo fumo.

Amy Winehouse lançou seu primeiro CD em 2003 e o sucesso veio a seguir: uma carreira que se encontrava em plena ascensão. Mas, a prisão do marido, em 2007, foi um choque na vida da cantora. Ela passou a ser flagrada constantemente embriagada, sob efeito de drogas e até um vídeo foi parar na internet, no qual aparece conversando com filhotes de ratos. Em janeiro, um tablóide inglês divulgou imagens de Amy fumando crack e, novamente, o material caiu na rede.

A gravidade da situação ficou mais evidente no Rock in Rio Lisboa, realizado em maio na capital portuguesa. A cantora foi uma das grandes decepções do festival, alternando momentos de rouquidão, desequilíbrio e chegou a admitir ao público presente que sua voz estava "um lixo". Instantes antes de sua performance, Amy foi filmada fumando um cigarro. Aos parentes, não restou outra opção a não ser interná-la em uma clinica de reabilitação, no centro de Londres.

Os exames mostraram nódulos e manchas no pulmões da cantora, o diagnostico: enfisema em estágio inicial. Segundo os médicos, a doença foi provocada pelo uso excessivo do cigarro e da cocaína. A equipe médica responsável ainda emitiu um alerta de que o uso contínuo dessas substâncias pode provocar uma crise a mais séria e levar a cantora a morte nos próximos três meses. Cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem de enfisema, uma doença degenerativa que destrói os pulmões lentamente.

Mais recorrente entre pessoas de 40 a 50 anos, o enfisema atinge, hoje, cada vez mais jovens, principalmente por causa do cigarro. De acordo com Clystenes Soares, pneumologista, o risco de desenvolver a doença é proporcional ao tempo de fumo. "Fumar um maço por dia durante 15 anos ocasiona em um risco de 25%, ou seja, a cada quatro fumantes, um vai ter enfisema. Já alguém que comece a fumar aos 15 e consuma dois maços por dia, será como se ele tivesse começado a fumar aos 5 anos de idade."

As toxinas do cigarro chegam aos pulmões através do sistema respiratório e são as principais responsáveis pela destruição dos alvéolos, pequenas estruturas cuja função é captar o oxigênio e liberar o gás carbônico. À medida que são destruídos, os alvéolos perdem a capacidade de expandir e contrair, tornando a respiração mais difícil. "O paciente começa a ter sintomas de falta de ar, ele já não consegue realizar as atividades que ele costumava fazer sem maiores dificuldades", afirma Soares.

Outro fator agravante é a ausência de uma enzima que protege os pulmões, Soares explica. "Uma pessoa que tiver a deficiência da Alfa 01 Antripicina e for fumante tem um risco ampliado exponencialmente de desenvolver enfisema, mesmo com uma idade entre 20 e 30 anos." Foi o caso do comerciante Arnaldo Salgueiro Reis, aposentado precocemente por causa da doença. Fumante desde os 18, ele revela os primeiros sintomas. "Eu sentia falta de ar para me enxugar depois do banho e não sabia porquê."

Três vezes por semana, Arnaldo participa de um grupo de fisioterapia. "Faço um programa de reabilitação pulmonar para ter qualidade de vida, pretendo chegar saudável aos meus 70 anos." A mesma deficiência encontrada no comerciante, aliada ao uso abusivo de drogas e cigarro teriam sido as principais causas do enfisema da cantora. Além disso, a artista inglesa apresenta uma predisposição genética para doenças pulmonares, sua avó faleceu de câncer nos pulmões, dois anos atrás.

Na última sexta-feira, 28, a cantora participou de um show em homenagem a Nelson Mandela, realizado em Londres. Foi sua primeira aparição após ter sido diagnosticada com a doença. Ao contrário do festival em Lisboa, Amy Winehouse parecia bem e não apresentou nenhum dos sinais negativos que marcaram sua passagem em Portugal. Após a apresentação, Amy voltou para a clínica de reabilitação, onde continua tratamento, sem prazo definido para sair.



Reportagem exibida no programa Domingo Espetacular, da Rede Record.
dia: 29/6/2008


Post feito pelo Girlrock às 15:36


Arquivos


Coloque aqui o que desejar

Layout by Jimmy

Nome: Ana Cláudia dos Santos
Idade: 16
Orkut: Orkut...
Coisas que gosto de fazer: Ficar na net, sair com amigos, conhecer pessoas novas, viajar
Porque do blog: É uma forma de expressar meus sentimentos, de expor ideias e pensamentos... uma forma bem divertida de contar o meu dia-a-dia...
Paixões: Familia, amigos...

What Time is It?